Venâncio da Costa Lima

by - abril 20, 2018

Olá Viajantes!

Hoje vamos falar-vos de VINHO!!!! Eheheh. Somos apreciadoras não só de um copinho de vinho para acompanhar esta ou aquela refeição mas também de um bom licoroso para beber antes da refeição, acompanhado por um prato de enchidos.

É por isso que vos queremos falar de uma adega que visitámos o ano passado, perto de Azeitão: a Venâncio da Costa Lima.


Para vos enquadrar, a Venâncio da Costa Lima é uma “(…) das adegas mais antigas da região de Palmela, com início de actividade em 1914. (…) Produtora de Vinhos de Mesa, Vinhos Certificados (Regional Península de Setúbal e DO Palmela) e Moscatel de Setúbal, esta empresa mantém o seu objectivo: produzir vinhos actuais e modernos, mas mostrando sempre o perfil e as características de um vinho desta região. Produz também aquele que considera ser um dos ex-líbris de região: o Moscatel de Setúbal.

Fomos dar com a adega porque comprámos um voucher que nos deixava visitar a adega e provar os seus vinhos. E foi isso mesmo que fizemos. Por sorte, fomos visitar as instalações na altura da vindima, pelo que conseguimos ver o processo de descarga das uvas para dentro das máquinas que as tratam. Depois de uma voltinha pela zona moderna da adega, onde imperam as cubas enorme de metal onde repousa aquilo que será vinho, passámos pela oficina do tanoeiro.


E o que é um tanoeiro? É um artesão que se dedica à construção e reparação de pipas, balseiros, tonéis, entre outros. E foi exactamente isso que encontrámos na oficina: pipas de todos os tamanhos, que cobriam quase todos os cantos do espaço.

Da oficina partimos para a melhor parte (na nossa opinião) da visita: a “cave velha” e a prova. Rodeados de pipas cheias de vinho, provámos 2 vinhos regionais de Setúbal (um branco e um tinto) e um moscatel.

À saída ainda tivemos hipótese de provar o mais recente vencedor do concurso Muscats du Monde 2017, o Moscatel Roxo de Setúbal de 2012. Uma delícia!

Para que possam espreitar um pouco do que vimos, deixamos-vos algumas fotos a seguir.


E vocês viajantes, gostam de vinho? Contem-nos tudo =)

Até à próxima. Bons brindes ;)
_____________________
Todo o caminho é uma aventura e uma forma de coleccionar momentos ;)

You May Also Like

2 comentários

  1. Por acaso não sou grande fã de vinho, mas já me ensinaram algumas coisas com este post! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre bom ficarmos a conhecer um pouco mais de algumas coisas. Ficamos contentes que tenhas gostado ^^

      Beijinhos**

      Eliminar