Museu da Vista Alegre

by - julho 31, 2018

Olá Viajantes!

Já estão de férias? Nós, infelizmente, já estamos a acabar as nossas 2 semanas =´(

É precisamente das nossas férias que vos vamos falar estas próximas semanas. Estivemos 2 dias fora e visitámos Aveiro, Sever do Vouga e Ílhavo. E é nesta última cidade que se encontra o museu da famosa marca Vista Alegre.

(Peças Vista Alegre, Museu da Vista Alegre – Fotografia de Jess&Rose)

O primeiro museu da Vista Alegre foi fundado em 1947 e instalado no palácio ao lado da Capela da Vista Alegre. Em 1964 foi ampliado e aberto ao público, tendo sido renovado entre 2014 e 2016.

O novo museu pretende mostrar a história da fábrica, a evolução estética da produção de porcelana e a sua importância na sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX, através de um dos mais completos espólios museológicos do género, que conta com mais de 30.000 peças.” (informação retirada de www.vistaalegre.com/pt/t/vaa_VisiteMuseudaVistaAlegre_OMuseuVistaAlegre-1)

(Forno de cozedura de cerâmica, Museu da Vista Alegre – Fotografia de Jess&Rose)

No museu podem ser admiradas não só inúmeras peças pertencentes à história desta marca icónica como é possível ver a evolução dos logotipos da marca e até observar os artesãos a trabalhar em peças que virão a ser comercializadas.

É um espaço onde se pode admirar a história de uma empresa com quase 200 anos e aprender algumas curiosidades sobre a marca (aprendemos, por exemplo, que a Vista Alegre tinha uma corporação de bombeiros privativa).

(Itens da corporação de bombeiros da Vista Alegre, Museu da Vista Alegre – Fotografia de Jess&Rose)

Foi, sem dúvida, um dos pontos altos da nossa viagem. Para que possam ver um pouco mais do que encontrámos neste museu, deixamos, a seguir, mais fotografias.


Até para a semana e boas viagens ;)
_____________________
Todo o caminho é uma aventura e uma forma de coleccionar momentos ;)

You May Also Like

0 comentários